A primeira vez a gente não esquece.

Posted by Filipe Lima | Posted in | Posted on 20:49

Nesse domingão, dia 7 de Março aconteceu um fato inédito na história do badminton brasileiro: A transmissão das finais do 3º Masters de Badminton no Shopping Balneário em Santos - SP. VIA INTERNET.

A iniciativa em si foi sensacional, durante a transmissão se viu a participação de várias pessoas do circuito de badminton, inclusive eu mesmo, e de pessoas que também não são tão fãs do esporte, mas que mesmo assim acompanharam. Ponto positivo!

Agora o ponto negativo NA MINHA OPINIÃO foi a falta (ou pouca) preparação dos profissionais envolvidos. Tudo bem que eu sou um estudante ainda, deve ter gente que vai ler aqui e falar "Nossa, que cara metido blá blá", mas vamos lá.

Enquanto as partidas finais e as disputas de terceiro e quarto lugar estavam acontecendo, os responsáveis pela transmissão mais pareciam que estavam preocupados em bater papo, elogiar uns aos outros, ficavam entrevistando as mesmas pessoas diversas vezes a fazer da primeira transmissão de uma partida de badminton em um dia histórico tanto para a emissora que o fez (e os profissionais envolvidos) quanto para o esporte. Por vários minutos o narrador e o comentarista conversavam euforicamente sobre fatos passados ou alguma outra coisa qualquer ou ficavam falando sobre uma promoção que estava acontecendo durante o evento. ESPORADICAMENTE ouvia-se um comentário sobre uma jogada de um(a)jogador(a) ou sobre um rally.

Não estou falando que as pessoas que foram fazer a transmissão são incompetentes, mas acho que se concentraram na coisa errada a se comentar. As unicas partida que vi que foram integralmente comentadas foram as finais de simples. E as duplas? Tivemos um destaque de peso com o Kuma e a Fabi vencendo a final num jogo que não eram favoritos contra o peruano Corpancho que vem de título de Thomas Cup e Yasmin e não se ouvia muita coisa, os narradores se atentavam mais aos match-points do que às partidas todas.

Faltou esse empenho todo que eles tiveram nas finais de simples nas outras partidas do dia, muitas vezes ficávamos apenas vendo o jogo. Quem entende do esporte não ficou perdido, mas quem não é do meio tenho certeza que muitas vezes se sentiu perdido.

Só quero lembrar que não estou criticando negativamente os jornalistas responsáveis e o comentarista, mas queria que soubessem que faltou um pouco mais de narração, de poder informar ao internauta que estava assistindo o que estava acontecendo.

Vou colocar um vídeo do Copenhagen Masters 2009, torneio realizado no fim do ano passado, na Dinamarca. Prestem atenção como a narradora está sempre falando, passando as emoções da partida para quem está assistindo. Espero ver uma transmissão assim no próximo ano no Master de Santos, por que foi muito bom poder ver as partidas de casa, e tenho certeza que será muito mais prazeroso pra quem estiver assistindo de casa poder ficar por dentro da partida.



Essa semana também tem torneio! Amanhã, segunda-feira, 8 de Março, dia da mulher, acontece o sorteio das chaves para a primeira etapa do circuito nacional, que será em Londrina.

Uma curiosidade: A chave de SIMPLES FEMININA está cada vez menor. Em Londrina teremos 10 jogadoras. Aqui em Campinas na última etapa nacional de '09 tivemos 12 jogadoras e na terceira etapa nacional tivemos 22 jogadoras. O que que tá acontecendo aí?

Comments (2)

  1. Foca

    Parabéns pelo seu blog e por seu comentário muito importante no que se refere aos comentários da transmissão. Como você disse, a primeira vez a gente não esquece, mas tomara que a segunda seja ainda melhor.
    Um abraço
    Hilton Fernando - jornalista

  2. Parabéns, você é brilhante no que faz.